domingo, 31 de agosto de 2014

Você tem ideia do que é ser espirita?


O que é Espírita?


É todo aquele que segue a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.
Kardecismo, este termo tão usado não é correto, mas geralmente usado para se diferenciar de outras religiões como Umbanda, Candomblé etc..
Todas outras religiões que acreditam em reencarnação, espírito, e não seguem a codificação Espírita são denominadas de Espiritualista.

     Princípios básicos da Doutrina Espírita
São eles:
1.          A existência de Deus;
2.          A imortalidade;
3.          A comunicabilidade do espírito;
4.          A reencarnação;
5.          A evolução universal infinita;

O Espírita não acredita em sobrenatural, milagre, superstições, anjos, demônios e inferno (logo entrarei mais a fundo neste assunto).
O espírita acredita que todas as manifestações possam ser explicadas pela ciência, se não hoje um dia será.
Um exemplo:
O espiritismo não acredita que Jesus tenha ressuscitado.
Pois não concorda que Deus possa ir contra sua própria Lei Imutável, a partir da hora que houve a morte total do corpo físico, não existe a possibilidade de este voltar à vida. Portanto acredita-se que Jesus reapareceu após o terceiro dia em perispírito visível e até tangível (o Livro dos Médiuns explica este tipo de manifestações e como é possível).
A Doutrina Espírita é composta por um tripé:
Filosofia – Ciência – Religião
Ao contrario do que muitos acreditam, o espírita passa a maior parte do tempo estudando e se esforçando no caminho da evolução.
As reuniões espíritas consistem em palestras pregando as palavras de Jesus, estudo do novo testamento, passes energéticos e ajuda aos necessitados. Quando se comunicam com o mundo espiritual, entram em contato com espíritos superiores em busca de conhecimento e ajuda para a humanidade, evitando sempre assuntos mundanos ou particulares.
Todo centro espírita oferece tratamentos espirituais, cursos, bibliotecas, orientação e ajuda aos menos privilegiados, e também distribuem cestas básicas a famílias cadastradas não importando a religião destas.
Geralmente as casas espíritas são núcleos pequenos, tornando seu atendimento mais individualizado e eficiente, quando uma casa cresce muito, o correto é abrir outro núcleo na região para manter a qualidade no atendimento.
Espíritas são seres humanos, cheios de defeitos como todos os outros, o que diferencia são suas responsabilidades, quanto maior sua consciência das leis imutáveis de Deus, mais lhe será cobrado.
Portanto convido a todos para que conheçam a Doutrina Espírita, através de livros ou frequentando um núcleo próximo a sua casa, a única garantia que posso oferecer é que você nunca mais será o mesmo...

        Muita paz a todos!
        Asiram



3 comentários:

  1. Olá Asiram, tudo bem? gostaria que você explicasse se existem um número x de espíritos neste processo todo de desencarne e reencarne, e se existem espíritos novos, ou foram todos criados na mesma ocasião, isso pra mim é meio confuso... existe a possibilidade de um espírito estar encarnado em nossa atualidade e ser a sua primeira encarnação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre, quanto a criação de espíritos, esta não para nunca, existe espíritos muito mais velhos e também muito mais novos, quanto aos que habitam este planeta existe uma variedade grande do tempo em que foram criados, nem todo espírito mais velho é mais evoluído, cada um escolhe seu caminho e o seu tempo para evoluir. Deus não para de criar nunca, você pode ver mais detalhes neste texto http://asiramabruxaespirita.blogspot.com.br/2014/09/espirito-o-que-somos-de-onde-viemos.html
      Quanto a quantidade de espíritos, neste planeta gira em torno de 20 bilhões entre encarnados e desencarnados, não tenho informações sobre quantidade de outros planetas. Quanto a possibilidade de um espírito ter sua primeira encarnação como homem neste planeta, é zero, não tem mais espaço para isso, o homem em sua primeira encarnação ainda esta muito primitivo, como o homossapiens que já habitou aqui, hoje este estagio é feito em outros planetas menos evoluídos. Obrigado por seguir o blog, muita paz.

      Excluir