segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Espirito, o que somos? De onde viemos?

                    Espírito
O espírito é definido pela doutrina como o principio inteligente do universo, individualizado com moralidade própria. O espírito é distinto de Deus, seu criador, e da matéria a qual se une para que possa se manifestar.
Deus nos criou a todos como “principio inteligente”, passamos pelo reino mineral, vegetal, animal para aprender, para estagiar, evoluir e enfim chegarmos ao reino hominal.
- No reino mineral, adquirimos a atração;
- No reino vegetal, a sensação;
- No reino animal, o instinto;
- No reino hominal, o livre arbítrio, o pensamento continuo e a razão;
  Esta trajetória até o reino hominal onde enfim conquistamos o raciocínio, lucidez e a responsabilidade pelos nossos atos, é uma evolução lenta que pode levar bilhões de anos.
É muito tempo? Sim é muito tempo...
Eu já fui uma ameba? Sim você já foi uma ameba... Mas sinta-se feliz, existem indivíduos que chegaram ao reino hominal e continuam sendo uma ameba...
O espírito esta em continua e infinita evolução por ser pura energia, necessitam de um corpo intermediário pra se unir ao corpo físico. Este corpo intermediário vai se transformando conforme a evolução e necessidade do espírito.
O espírito quando chega ao reino hominal, iniciara suas primeiras encarnações como homem primitivo, em mundos primitivos, este estagio não acontece mais em nosso planeta, mas existem outros planetas ainda primitivos para este fim.
O homem é um ser a parte, o espírito, encarnado no homem, transmite lhe, o principio intelectual e moral, que o torna superior aos animais.
Leon Denis tem uma definição para este processo, que achei muito interessante;
“A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem.”
Podemos encontrar informações mais detalhadas deste processo nos livros  “A Gênesis” e “Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, e “Evolução em dois mundos” de Francisco Candido Xavier ( Andre Luiz).
Existe também um estagio intermediário entre o reino animal e hominal (não estou falando de nossos políticos), o qual não encarnam  em nosso planeta e encontramos muito pouca explicação nos livros espíritas, neste estagio encontram-se também os que podemos chamar de Elementais, que originou a crença em fadas, gnomos, duendes, silfos e outros, todos trabalham em prol de sua própria evolução e a evolução do nosso planeta cuidando e agindo na natureza.
Espírito, somos uma centelha de Deus a caminho da perfeição.

Muita paz a todos
                                                               Asiram


Para quem se interessar em baixar os livros mencionados

2 comentários:

  1. Olá, me diga uma coisa essas são todas as fases que um espírito passa? e depois do desencarne, existem fases também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, passamos por estas fases quando ainda não somos considerados espíritos e sim principio inteligente. Quando entramos para o reino hominal e conquistamos o raciocínio continuo, razão e outros então são considerados espíritos, daí por diante vamos evoluindo e a mudança ocorre em nosso perispirito. Quando desencarnamos e ficamos por um tempo no mundo espiritual, não existe fases, ou evolução, isso será melhor explicado nos próximos textos. Obrigado por seguir o blog, muita paz.

      Excluir